Palestras sobre cafés especiais no Sul de Minas
4 de junho de 2018
Café especial: inscrições abertas para o principal concurso de qualidade do mundo
15 de agosto de 2018

Palestras sobre cafés especiais no Cerrado Mineiro

 
 

Segunda-feira, 18 de Junho, 2018.

Os cooperados da Cooxupé da região do Cerrado Mineiro foram convidados a ouvir as dicas e explicações do professor Flávio Borém sobre como obter alta qualidade na produção do café.
Nos dias 7 e 8 de Julho a SMC, em parceria com a Cooxupé, levou às cidades de Araguari, Monte Carmelo, Patrocínio e Rio Paranaíba a palestra que já havia sido ministrada no Sul de Mina pelo professor da UFLA e especialista no cultivo de cafés especiais, Flávio Borém. O foco é obter alta qualidade administrando com cuidado o pré e o pós colheita.
O resultado deste circuito de palestras é claro: o volume de amostras que a SMC está recebendo através da Cooxupé para avaliação já é maior que nos dois anos anteriores. Isto é possível porque agora os produtores se mostram mais preocupados com a qualidade, com atenção especial para os procedimentos, como foram ensinados. Variáveis como umidade e peneira são alguns dos pontos que eles estão trabalhando para melhorar. Vários produtores que entraram pelo Programa de Cafés Especiais em 2016 e 2017 aparecem também na lista de 2018 com excelentes cafés, o que demonstra certa consistência no processo e dedicação para produzir cafés com mais alta qualidade.A expectativa é que este ano a alta qualidade esteja mais presente e com um grande incentivo: a SMC e a Cooxupé serão as anfitriãs do maior concurso de cafés especiais, o Cup of Excellence, que elegerá os melhores cafés do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *