Café especial: inscrições abertas para o principal concurso de qualidade do mundo
15 de agosto de 2018

O encontro dos juízes Cup of Excellence com os cooperados da Cooxupé

Após o Cup of Excellence, que aconteceu na semana no dia 15 de outubro, os juízes do concurso tiveram a oportunidade de conhecer 5 famílias de cooperados da Cooxupé entre os dias 20 e 24 do mesmo mês.

Foram três dias de visitas pela região do Sul de Minas e da Mogiana Paulista, uma experiência nova para muitos dos juízes e jornalistas presentes que estavam vivenciando sua primeira vinda ao Brasil. Vinte convidados passaram por Caconde, São José da Grama, Nova Resende, São Pedro da União e Cabo Verde para se encontrarem com produtores cooperados da Cooxupé e puderam avaliar como é estar do outro lado da cadeia produtiva do café. A primeira parada foi na pequena propriedade do casal Érico e Marta, no município de Caconde, onde eles próprios dão conta de todo o serviço. Depois desta agradável recepção, o grupo pode conhecer a família Zani, no sítio Santa Edithe, onde Rômulo e seu pai explicaram toda a história da família na cafeicultura e como são preocupados com o pós-colheita, a fim de manter a qualidade dos cafés e até mesmo ir além, buscando melhores resultados.

No segundo dia os juízes do Cup of Excellence tiveram uma reunião mais que especial em Nova Resende – eles se encontraram com a família que produziu o café que foi a júri internacional dentro do concurso e alcançou o vigésimo lugar na categoria de Naturais. Um dos melhores cafés do Brasil veio do esforço de Ronaldo Reis e Bruno Madeira, primos que trabalham em família e assim conseguiram ultrapassar barreiras. A tarde foi finalizada com a visita aos irmãos Edmar e Celso Vieira, que hoje dão continuidade ao trabalho que seus pais e avós começaram.

O terceiro dia foi chuvoso, mas não impediu que o time visitasse a fazenda Das Almas, do cooperado Adriano Muniz. Aliás, a propriedade fica tão linda em dias ensolarados quanto na neblina. A família de Adriano trabalha há mais de 70 anos na cafeicultura e comercializa especiais com a SMC. “Negociar com a SMC é muito bom. Primeiro, por ser da família Cooxupé. Depois, por nos dar a oportunidade de conhecer compradores de café e poder mostrar a eles nosso trabalho. Assim conseguimos clientes fidelizados, com grande reconhecimento. Tivemos a honra de ser visitados por juízes de vários países que participaram do Cup of Excellence 2018. Percebemos o interesse deles em conhecer a região de montanha com café, as etapas da produção e o processo de preparo. Tudo isso nos estimula cada vez mais a manter nossa estrutura bem organizada e a estudar para melhorar a qualidade do café produzido ano após ano. ”

Rachel Xueyu estava no grupo dos juízes responsáveis pela fase internacional do Cup of Excellence e considera a experiência algo muito importante para entender sobre os cafés brasileiros, e vai além: “Conhecemos os produtores, vimos armazéns enormes, fazendas de porte médio e pequenos sítios, fomos ao escritório da SMC e à sede da Cooxupé, assim como em alguns núcleos, para descobrirmos como eles trabalham com tantos cooperados. Cada lugar me trouxe uma experiência diferente. No complexo da maior cooperativa de café do Brasil eu só pude escutar as pessoas maravilhadas. Nas propriedades, vimos diferentes variedades e levantamos questões sobre lavouras e processos. Com certeza quero voltar e escrever mais sobre o Brasil, sobre o concurso, a SMC e a Cooxupé!”

Os juízes também puderam participar de uma mesa de prova para degustarem os cafés que estão dentro do portfólio da SMC, incluindo os cafés dos cooperados Ronaldo e Bruno Madeira e de Sérgio dos Reis, de São Pedro da União, que conquistou a 30° colocação também na categoria Naturais e se sentiu muito honrado junto à equipe de receber o certificado na cerimônia de encerramento do maior concurso de cafés especiais.

O “Farm Tour”, como é conhecido este percurso de visitas, foi como um fio conector entre degustadores e produtores, entre a cultura e a cafeicultura brasileira com pessoas de todos os cantos do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *