História

 

A SMC acredita que estar presente faz toda a diferença. Nosso relacionamento direto com o produtor de cafés especiais nos leva até a origem; unimos pessoas através do café e temos orgulho de estar no mercado desde 2009 trabalhando neste crescente segmento, sempre com transparência e responsabilidade. A SMC é uma empresa que foi criada pela Cooxupé, a maior cooperativa de café do mundo, para enaltecer o talento e o esforço que os cafeicultores fazem para alcançar a excelência.

Antes de chegar às torrefações, cafeterias e restaurantes do mundo, o trabalho é árduo. Para obter as cerejas dos cafés, cada produtor acompanha o crescimento de suas árvores, com olhar clínico nas folhas, adubando todo o solo unindo experiência e sustentabilidade. Os frutos são colhidos quando chegam ao seu estágio de maturação perfeito e após isto, os grãos passam por vários processos diferentes e por mãos cuidadosas.

Nossos degustadores são profissionais preparados para detectar cada aroma e sabor e garantir que os grãos estejam nas condições adequadas. Nossa equipe cuida de todos os detalhes para que os cafés cheguem ao seu destino com qualidade assegurada.

Colocamos nossos clientes frente a frente com os produtores, criando parcerias de longa data, e são estes laços que marcam a trajetória da SMC. A qualidade vem em primeiro lugar. Qualidade na xícara, no trabalho, na vida. A solidez vem em seguida, palavra que traduz o que queremos mostrar ao mercado, sendo pioneira no ramo de cafés especiais. Por fim, mas de suma importância, a transparência, para que as partes tenham exatamente aquilo que lhe foi prometido e de maneira justa.

Junto dos grãos verdes de cafés especiais, exportamos histórias.

SMC – Specialty Coffees.
Qualidade – Solidez - Transparência
MISSÃO

Oferecer aos nossos clientes o requinte dos sabores dos cafés especiais, das mais nobres orígens brasileiras, promovendo uma parceria que visa a sustentabilidade e a prática de um comércio transparente.

VISÃO

Ser considerada e destacada como a melhor e maior exportadora no segmento de cafés especiais, finos e certificados.

VALORES

Honestidade e transparência, valorização de pessoas, integridade, respeito pelos clientes e produtores, comprometimento com a sustentabilidade, construção de parcerias sólidas.



NOSSO TRABALHO

 

Quando falamos sobre nosso trabalho, não há como não citar a rastreabilidade. E com isso estamos nos referindo à confiança. Ler uma boa história de vida é inspirador, então conectamos ambas as coisas para melhor atendermos nossos clientes. Além de terem a oportunidade de visitar fazendas através da nossa empresa, eles recebem uma ficha técnica sobre as propriedades e suas histórias.




• Variedade do café

Buscamos ter uma cartela variada de opções, trabalhando com as mais conhecidas do Brasil, como Bourbon, Mundo Novo, Catuaí, incluindo outras menos conhecidas como Topázio, Arara e Maragogipe, sendo a última considerada exótica por alguns.

• Região

Cada região possui características de clima, solo e altitude diferentes. Sabemos que todo fator que interfere nas condições e qualidade dos grãos de café é importante e por isso montamos uma ficha técnica com todas estas informações e demais questionamentos sobre determinada localização.

• Produtor

Dentro de todo grão de café especial há a história de quem o plantou, cuidou e preparou. Conhecer quem fez todo o trabalho árduo faz toda a diferença. Podemos repassar informações sobre as famílias, a produção, e outros pontos pertinentes.

• Processos de pós-colheita

Dentre processos de cafés, pátios, lavadores, descascadores, terreiros suspensos, secadores etc, está o saber fazer de cada produtor. A sabedoria atrelada a todos estes instrumentos fazem do pós-colheita um ritual de suma importância.

• Certificações, eventos e concursos

A SMC está presente em eventos relacionados a cafés especiais e busca inserir os produtores e produtoras neste universo para que eles recebam cada vez mais conhecimento e participem conosco.

Auxiliamos os produtores com inscrições em concursos de qualidade e dentro de suas fichas técnicas constam aqueles os quais já participaram e os prêmios que já ganharam.

Todo café que possui certificação é devidamente sinalizado e seus prêmios são entregues diretamente ao produtor.

• Projetos e novidades

Quando uma fazenda parceira da SMC possui projetos em andamento, nós registramos e explicamos como tudo funciona, assim como novidades, como novas variedades testadas, estudos dentro da propriedade e eventos sobre melhoria do trabalho e da qualidade.

• Como trabalhar a sustentabilidade

Estar em equilíbrio com a natureza é fundamental para se produzir um café de alta qualidade, com justas condições de trabalho. A SMC, em sua transparência, apresenta como as fazendas estão se relacionando o meio ambiente tal qual com seus funcionários e as práticas sustentáveis implantadas.

• Imagens das fazendas

Para que vocês possam se sentir mais próximos da realidade da produção de cafés especiais, providenciamos visitas de campo, além de imagens que enviamos de lavouras, colheitas, manejo, processamento, dentre outras que fazem com que a essência do trabalho seja passada adiante.

Confira nossas visitas clicando aqui.



AS REGIÕES

Esta região possui relevo e clima favoráveis para a produção de cafés de alta qualidade. A temperatura média fica em torno de 18° a 20° e as altitudes de 900 a 1.400 metros propiciam a cafeicultura. É no Sul de Minas que a matriz da Cooxupé se situa; a maior cooperativa de cafés do mundo que criou a SMC, a qual também se localiza na mesma região, na cidade de Guaxupé, que junto de Muzambinho, Nova Resende e Poços de Caldas formam a lista das cidades mais bem conhecidas pela produção de cafés. Na xícara, as bebidas apresentam um corpo mais aveludado, com uma doçura característica, notas de caramelo e amêndoas, acidez cítrica e frutada.

Com uma altitude média de 1.000 metros, podendo atingir até 1.300 em alguns pontos, esta região se tornou tradicional quando se trata de produção de cafés, e de tempos em tempos vem demonstrando seu potencial para suprir o mercado de cafés especiais. Divinolândia e São José do Rio Pardo são duas das cidades que compõe a lista de mais de 15 municípios localizados na Mogiana. A bebida dos cafés lá produzidos possue um aroma marcante, corpo cremoso e aveludado, com uma acidez bem equilibrada e doçura de caramelo.

A região do Cerrado Mineiro abrange 55 cidades e dentre elas, as principais produtoras são Serra do Salitre, Monte Carmelo, Araxá e Carmo do Paranaíba. Durante a colheita o Cerrado apresenta um clima mais seco, o que ajuda a manter a qualidade dos cafés, que acabam não sofrendo com umidade na hora do pós-colheita. A bebida dos cafés oriundos do Cerrado Mineiro possue notas de caramelo e chocolate e apresenta uma acidez cítrica e suave.